sábado, 10 de maio de 2014

Merluza em crosta de ervas e Fossil de Batatas


Tenho que confessar que nao sou uma grande preparadora de peixes.
E embora tenha sempre visto minha mae cozinhar peixes maravilhosos de todas as formas, nao me sinto segura em cozinhar-los.

Acho que fica sempre com gosto de "peixe" (peixe tem gosto de peixe nè Carolina! rs) e nunca consigo um tempero que me agrade.
Pela segunda vez, consegui uma receita com filè de merluza congelado que com certeza entrarà no meu caderno de receitas, e o melhor: facinho facinho!

Merluza em Crosta de Ervas:
Ingredientes (2 porçoes):


2 filès de merluza
1/2 xicara de farinha de rosca

1 colher de alecrim triturado (eu usei fresco)
1 colher de salvia triturado (usei fresca)
1 colherinha de alho triturado (1/2 alho)
1/2 colher de tomilho
Pimenta do reino e sal grosso a gosto
Azeite EVO (extra virgem de oliva)


Modo de Preparo:

Limpar os filès em agua corrente, e se quiser deixar de molho uns minutinhos no suco de limao diluido com agua.
Em uma forma forrada com papel aluminio, colocar o peixe (sem temperar).
Em uma tigela, misturar todos os demais ingredientes e aos poucos colocar o azeite a fio atè criar uma papinha dura (nao fazer muito liquida senao derrete a crosta).
Distribuir a mistura sobre os filès e levar ao forno medio atè obter uma crosta bem dourada e crocante.

Eu servi com pure de espinafre (cozinhei o espinafre em agua salgada, bati bem e misturei com leite e manteiga) e fossil de batatas.


Fossil de Batatas:
Ingredientes:

1 Batata grande
folhas de salvia / alecrim / ou o que gostares

Modo de Preparo:
Cortar as batatas no ralador, em laminas beeeem fininhas (quase transparentes)
Colocar em cima de uma lamina de batata uma folha da erva da sua preferencia (eu escolhi a salvia), e fechar com outra lamina de batata formando um "sanduiche".
Nao untar a forma nem as batatas, visto que a gordura faz com que as batatas FRITEM e descolem umas das outras ao inves de assarem e permanecerem unidas.
Colocar em uma forma forrada com papel manteiga e assar em forno meio atè dourar, depois de prontas colocar uma pitadinha de sal sobre as batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário